NA SOMBRA DO HERÓI
romance
Gilda Oswaldo Cruz
410 Páginas – PVP – 20€
Comprar
Gilda Oswaldo Cruz
Nascida no Rio de Janeiro. Vive há muitos anos em Lisboa. Concertista de piano. Trabalhou como editora no Brasil e no Serviço Diplomático de seu país, tendo dirigido durante alguns anos o Centro de Estudos Brasileiros em Barcelona, cidade onde viveu nos anos 1980 e 1990. Como concertista tem-se dedicado a divulgar a música brasileira em recitais, programas radiofónicos e conferências. NA SOMBRA DO HERÓI é o seu primeiro romance (Rio de Janeiro, 2010; Lisboa, 2024). Publicou traduções e resenhas e uma fábula ecológica com o título O CASO DO AMENDOIM ROUBADO (Rio de Janeiro, 2016).
Sobre o Romance:
Nos Confins da Memória
“Agilidade narrativa, extrema viveza dos diálogos, consistência e cromatismo das personagens, linguagem ficcional concisa e de invulgar correção, humor, pleno domínio dos meios de expressão e uma história cujos nós dramáticos levam o leitor a não despegar os olhos do texto por um só instante.Se, de um lado, resgata admiravelmente as figuras de tias, irmãs, primas, cunhados e cunhadas, avôs, avós, desde os distantes tempos do patriarca português da família; de outro lado está a serviço da recuperação de uma imagem de pai, Conrado. Há como uma obsessão por recompor-lhe os passos, erráticos, impulsivos, imprevisíveis. E o surpreendente resgate do caráter insubordinado e do perfil psicológico desse pai, assim como dos traços europeus da governanta Lotte – uma das mais pujantes personagens femininas de nossa ficção contemporânea, dão bem a medida do talento da Gilda Oswaldo Cruz, que para a nossa fruição de leitores, trocou momentaneamente as teclas pelas letras, contemplando-nos com um livro vigoroso e opulento, mas ao qual não faltam elegância, wit e fluidez narrativa.”
Ivan Junqueira
(Academia Brasileira de Letras)
_____________________________________
“Na Sombra do Herói é um desses romances caudalosos que dão a conhecer gerações sucessivas de uma grande família sobre o pano de fundo da história de uma grande cidade. Este herói, cuja sombra perturbadora se projeta, Otávio Gonzaga Santos, cientista ilustre das primeiras décadas do século XX, dispersa para o futuro as suas sementes benéficas. Mas, alterados por essa sombra profunda, os seus descendentes medem forças com o destino, jogando as suas cartas no cenário e na sociedade trepidantes do Rio de Janeiro daquele tempo. Ao longo da narrativa, os mitos da família, rodando como uma bola mágica, mostram inúmeras facetas e, pelo seu efeito, as turbulências e conflitos das gerações precedentes vão repercutir nas que se sucedem. Livro sem uma figura central, os múltiplos personagens formam nele como uma rede lançada a abranger espaço e tempo, rede que os reúne por fortes elos, ora de afeto, ora de repulsa. Duas figuras romanescas fulgurantes se destacam no percurso do romance: Pacheco, o emigrante português que enriquece no Brasil e lança as bases da família da qual será o patriarca; e o seu neto Tadeu, de caráter impetuoso e triunfador, movido por uma índole faústica, tanto pelo amor insaciado que vota ao poder da técnica como pelo projeto desmedido que em si forma.”
António Vieira